Nossos Projetos


A principal atividade sócio-educacional desenvolvida pela ABAMBA é a formação artística do adolescente inscrito no programa, através de um curso profissionalizante de dança de mais de 700 horas (totalizando 6 anos letivos), totalmente gratuito e sem similar no país, com um currículo que abrange dança, teatro, música, artes visuais e artes circenses, nas suas variadas acepções. O curso, inserido no projeto Os Meninos do Barão, é ministrado desde 1997, com o apoio de 15 instrutores voluntários, 3 profissionais contratados e outros voluntários em atividades diversas. O curso conta atualmente com 20 alunos que também recebem apoio nas áreas psicológica, de saúde e sócio-familiar, e estímulo para se desenvolverem como indivíduos e cidadãos.

Como parte integrante das atividades do curso, o projeto Cenas da Vida cria e encena apresentaçõs artísticas protagonizadas integralmente pelos alunos bailarinos-atores da ABAMBA, como forma de colocá-los em contato direto com o público e permitir uma experiência profissional baseada na prática artística, ao mesmo tempo em que estimula a recuperação da auto-estima e de valores de cidadania, quase sempre perdidos nas condições de vida que levam na periferia.

O projeto Oficinas de Artes, realizado junto às escolas da rede pública de ensino fundamental de Campinas, com os objetivos de prover um espaço de experimentação para atividades de formação profissional aos alunos do curso profissionalizante e, simultaneamente, dar oportunidade aos alunos da rede pública de vivenciar a arte de uma forma lúdica e ativa. No final de 2003, em estágio experimental, esse projeto realizou sete oficinas para cerca de 60 alunos das escolas participantes. Para o ano de 2004, a ABAMBA planeja estender o projeto, com a realização de 32 oficinas em quatro escolas, e um grande evento no final do ano em que os próprios alunos das escolas serão os protagonistas das apresentações artísticas vivenciadas nas oficinas.