O Curso


“Os Meninos do Barão” é um projeto de educação não formal, iniciado em agosto de 1997 pelo trabalho voluntário de profissionais coordenados pelo ator e bailarino Beto Regina e se volta para a camada mais pobre da população objetivando a prática da dança para homens como profissão.

O projeto é de caráter voluntário, proporciona elementos para a socialização e a solidariedade, visa ao desenvolvimento social, favorece a participação coletiva, enfatiza a investigação e estimula a participação das pessoas envolvidas. Mais especificamente, o projeto visa o desenvolvimento de habilidades exigidas na prática da dança e sua profissionalização na perspectiva da educação humanizadora.

Em se pensar que o homem, antes de falar, já dançava... e que a dança é a expressão mais forte na cultura dos povos, como as danças gregas, as medievais, as africanas, as danças rituais, afro-brasileiras, indígenas e muitas outras, que retratam a cultura de cada povo do mais primitivo ao mais civilizado. Mas, quando pensamos na dança como profissão, surpreendentemente, no Brasil, os preconceitos dominam e os incentivos não acontecem.

No Brasil, a dança é parte integrante da sua cultura e exerce um grande fascínio sobre os brasileiros, mas, ao mesmo tempo, é vista com reservas quando se fala em profissionalização da dança, principalmente para o sexo masculino. E porquê? É a esta pergunta que queremos responder, não com teoria, mas sim com a nossa prática, por meio deste projeto.

Objetivo geral
Dar ao adolescente acesso à profissionalização, ao lazer, à educação física, intelectual e emocional, por meio da arte, atendendo indicadores do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Perfil do alunado
Os alunos do PROJETO são oriundos de famílias de baixo poder aquisitivo, residentes nos bairros periféricos de Campinas e Região Metropolitana

Processo de seleção
Após as inscrições realizadas no início de cada ano os alunos passam por uma audição e seleção para que sejam matriculados no PROJETO.

Disciplinas

A - BALLET CLÁSSICO
B - JAZZ
C - BALLET MODERNO E CONTEMPORÂNEO
D - TEATRO
E - TÉCNICAS CIRCENSES
E.1 – ACROBACIA
E.2 – CLOWN
E.3 – MALABARES
F – MUSICALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO VOCAL
G – ARTES VISUAIS
H – PSICODRAMA
I –HISTÓRIA DA DANÇA
J – ANATOMIA
K – TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
L – CIDADANIA

Atividades paralelas
Além do aprendizado da dança, outras atividades foram incorporadas ao currículo, tais como: reeducação alimentar, hábitos de higiene, programas de saúde, arte-educação, reforço escolar nas disciplinas de inglês, matemática , física e português, com a finalidade de aprimorar o aprendizado formal existente.

Atividades extracurriculares
Assistir a espetáculos, palestras, participar de gravações, dar entrevistas, ensaiar exaustivamente, criar, montar e fazer apresentações públicas são atividades realizadas fora do horário das aulas. Mas, é este conjunto de atividades que dá ânimo, estímulo e referência dos profissionais a todo artista. É o cartão postal dos integrantes deste PROJETO.