Projeto Cenas da Vida


Como parte integrante das atividades do curso, o projeto Cenas da Vida cria e encena apresentaçõs artísticas protagonizadas integralmente pelos alunos bailarinos-atores da ABAMBA, como forma de colocá-los em contato direto com o público e permitir uma experiência profissional baseada na prática artística, ao mesmo tempo em que estimula a recuperação da auto-estima e de valores de cidadania, quase sempre perdidos nas condições de vida que levam na periferia.

Nos seis anos de existência do curso, os alunos protagonizaram, individual ou coletivamente, cerca de 130 apresentações públicas ou privadas. O primeiro desses shows foi o “Amba, banda e samba”, com a participação da banda campineira (formada também por meninos de periferia) Bate Lata na trilha sonora, apresentado em 1998 e 1999, em Campinas, São Paulo e região.

Em 2000 estreou o show “Entre o céu e o mar” em homenagem ao artista plástico holandês M. C. Escher; e em 2003 foi produzido o show “CotidianoSonhos”, com duração de uma hora e meia, vinte atores em cena, mostrando grande diversidade de técnicas artísticas.

Durante 2003, esse último show teve oito apresentações nos teatros da região de Campinas, de São Paulo, de Ilhabela e de S. José do Rio Preto, com um público estimado de mais de 2.500 pessoas.

O grupo fez várias participações em academias com bailarinos convidados – pela academia VIVA VIDA dançaram em 1997 – Meninos Perdidos (no espetáculo Alquimia); 1998 – Bola no Pé (espetáculo O som da terra); 1999 – Gastão e amigos ( espetáculo A Bela e a Fera); 2000 – Banda de vegetais (espetáculo Verde que te quero ver); 2001 – índios ( espetáculo Muirakitã); 2002 – pás de deux (espetáculo As quatro estações); pelo Conservatório Carlos Gomes dançaram em 2001 e 2002 La fille mal guardée; pela academia Íris Ativa participação de um menino no espetáculo O Lago do Cisne; e ainda em 2003, alguns meninos participaram de espetáculos como Lunações de Magda de Mariolani, em Campinas; Sonho de uma Noite de Verão, em Santa Rita do Passa Quatro.