Os Meninos do Barão em filme com Lima Duarte

O grupo “Os Meninos do Barão”, da ABAMBA, se prepara para participar do filme “TOPOGRAFIA DE UM DESNUDO” com direção de Tereza Aguiar e roteiro de Ariane Porto, onde o personagem principal será interpretado pelo ator Lima Duarte, também padrinho do projeto da ABAMBA. Dessa vez não estarão dançando, mas sim fazendo a figuração do filme, que se passa no Rio de Janeiro dos anos 70, relatando fatos reais acontecidos durante a visita da Rainha da Inglaterra. Lima Duarte faz o mendigo “Russo”, personagem principal do filme. “Os Meninos do Barão” farão figuração no lixão, ou em passeata de estudantes.

ABAMBA AMPLIA SEUS HORIZONTES

Os Meninos do Barão se preparam para filmar com o padrinho Lima Duarte

O grupo “Os Meninos do Barão” da ABAMBA, se prepara para participar do filme “TOPOGRAFIA DE UM DESNUDO” com direção de Tereza Aguiar e roteiro de Ariane Porto, onde o personagem principal será interpretado pelo ator Lima Duarte, também padrinho do projeto da ABAMBA.

O foco principal do projeto é a formação de bailarinos atores, já que no mercado profissional da dança tem muita menina e faltam muitos meninos. Com aulas diárias, em curso de seis anos, só para meninos, aprendem, além de técnicas de dança, também teatro, técnicas circenses, música, canto, artes visuais, técnicas de comunicação, cidadania, história da dança, anatomia. Recebem cesta básica, material de higiene, alimentação, reforço escolar, acompanhamento psicológico, médico, fisioterapêutico, nutricional, familiar.

Dessa vez não estarão dançando, mas sim fazendo a figuração do filme, que se passa no Rio de Janeiro, num momento triste da história, baseado em fatos reais, quando, nos anos 70, a visita da Rainha da Inglaterra fez com que o Estado fizesse uma limpeza na cidade, denominada operação “mata mendigos”, onde muitos mendigos que trabalhavam nos lixões foram mortos e jogados no Rio Guandu. Lima Duarte faz o “Russo”, personagem principal do filme, um mendigo morto nesse episódio. “Os Meninos do Barão” farão figuração no lixão, ou em passeata de estudantes.

Beto Regina, coordenador da ABAMBA, ator, bailarino e pedagogo, com 25 anos de carreira artística, está desde 2004 trabalhando com o elenco de apoio, fazendo a preparação corporal. Também faz uma pequena atuação no filme. Além do Lima Duarte, no elenco estão Ney Latorraca, Kito Junqueira, Maria Alice Vergueiro, Paulo Gracindo Junior, José de Abreu entre outros.

É um momento muito importante para a ABAMBA, ampliar a atuação dos meninos e ter a honra de partilhar as filmagens com o padrinho do projeto, que acaba de arrebatar novo grande sucesso com a novela Belíssima no papel de MURAT. O grupo está ansioso por começar as filmagens, que terá locação do lixão em Paulínia. As filmagens já começaram desde 28 de junho e agora é só esperar a nossa vez.

O filme deve estrear em Roterdã, pois tem financiamento de uma fundação holandesa, além do incentivo da lei Rouanet. E em 2007, deverá estar nas telas dos cinemas brasileiros.

A ABAMBA agradece a parceria com Tereza Aguiar e Ariane Porto em oferecer essa oportunidade de crescimento, experiência e inclusão, num momento tão delicado da nossa história de vida e na história da ABAMBA. Beto Regina está orgulhoso de poder ceder atores juvenis para mais essa realização e poder, acima de tudo, realizar o sonho desses meninos de trabalhar com atores importantes na arte que é considerada a mais bela de todas - o cinema.

Maiores informações do filme – taoproducoes@uol.com.br – e acompanhe o grupo Os Meninos do Barão pelo site – www.abamba.org.br ou pelo fone (19) 3289-0651.

Autor: Beto

Notícia adicionada em 30/07/2006 ás 23:57.